Ensino Fundamental II

O aluno no Ensino Fundamental II passa por um período de importantes transformações, adquire novas competências cognitiva e formas de atuação social.

É preciso avançar na compreensão de que o conhecimento está em constante construção e que as mudanças e as transformações são provocadas pelos desafios, pela curiosidade, pela diversidade, pela vontade, pelo desejo, pelas descoberta, pela solidariedade, pela comunicação, pelo estudo, pelo trabalho, pela convivência, pela fé, pelos movimentos culturais, políticos, sociais, econômicos, socioambientais.

O aluno é o sujeito da aprendizagem e o ensino não é mera transmissão de conhecimentos, mas um processo interativo no qual se criam situações que possibilitam o confronto entre o conhecido e o novo, para que novas estruturas se formem.

Procuramos aproximar a educação do mundo rela. Priorizamos atividades dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. Levando-os a conhecer a realidade, vivência-la, analisá-la, refletir e agir sobre ela. Nosso trabalho inclui a ética que permeia todo o currículo.

O aluno precisa construir uma imagem positiva de si, compreender o conceito de justiça, respeitar diferenças, ser solidário, valorizar o diálogo como forma de esclarecer completos e tomar decisões coletivas.

A grade curricular é composta de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Geografia, História, Inglês, Ed. Física, Espanhol, Artes, Música, Informática, Ensino Religioso.

Todo esse processo é feito com a mediação do professor, com atitudes de firmeza e suavidade, criando ambiente adequando para despertar o interesse e a motivação pelo trabalho tendo em vista a formação cultural e social do aluno, para que se torne cidadão responsável.