Nosso Escudo

Significado do Escudo

Na data de 26 de fevereiro de 1956, foi inaugurado o Ginásio Maria Imaculada "Dr. Piero Roversi", iniciando suas atividades com duas turmas do antigo 1º ano do Curso Ginasial totalizando noventa alunos.

O Colégio passou a adotar como emblema o mesmo escudo da Congregação das Religiosas de Maria Imaculada, ostentando-o também no uniforme escolar. O escudo apresenta o seguinte significado: um campo azul celeste indica as metas sobrenaturais do Instituto, cuja finalidade é abrir o Reino às almas que vivem à sua sombra. O mar revolto, na parte inferior do escudo, representa o mundo cheio de perigos para as pobres almas; dele emerge uma rocha, porção da penha viva que é Cristo e a Congregação, que resiste valentemente ao choque das ondas. A rocha apresenta-se com sete cumes correspondentes às virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade, e as virtudes cardeais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança, as quais praticadas pelas Religiosas servem de apoio e enraizamento à açucena, símbolo da pureza da juventude, flor delicada que abre suas pétalas para o Sol radiante do Nome de Maria, que vivifica com sua doce eficácia e proteção. As estrelas que circundam o símbolo de Nossa Rainha, são as almas que por meio do Instituto, serão Sua glória eternamente, e com mais razão, a de Suas Religiosas de Maria Imaculada.